Dados de Mercado - Impressão 3D

Dados de Mercado - Impressão 3D

Que o mercado de impressão 3D vem crescendo nós já sabemos, mas qual o tamanho que ele pode tomar? 

A expectativa, segundo pesquisa divulgada pela empresa IMARC, é de termos um mercado 4,5 vezes maior até 2033 - um crescimento de 18% - muito acima da maioria dos mercados já consolidados. 

Não é questão de surfar onda, é questão de se adaptar. Manufatura aditiva, se usada para as aplicações corretas, representa ganhos expressivos em diversos segmentos. São diversas tecnologias e você pode escolher aquela que mais faz sentido para você e seu segmento. 

POR DENTRO DA TENDÊNCIA - A necessidade pela personalização de itens e de fazer lotes menores que atendam demandas específicas é uma realidade cada vez mais presente. Itens exclusivos, máquinas especiais, itens sob medida - alguns ramos de negócio já são mais familiarizados, porém isso vem se tornado cada vez mais um requisito em setores de consumo direto. Além disso, o uso cada vez mais amplo em áreas como medicina e ortodontia vem viabilizando tratamentos mais acessíveis, com altas taxas de sucesso. Seu uso contribui para redução de desperdício de material e torna possível custos de moldes e matrizes que, para pequenas quantidades, não era viável. 

Abaixo elencamos algumas das principais tecnologias de impressão 3D para que você possa conhecer ou se aprofundar em algumas das tecnologias abaixo: 

Tecnologia FDM - Fused Deposition Modeling - A tecnologia de impressão de filamento é popularmente conhecida. Um filamento normalmente plástico é derretido e depositado, criando, em camadas, o formato desejado. Por ser a tecnologia de impressão mais popular, consequentemente se tornou a mais barata e mais democrática na quantidade de materiais oferecidos para criação dos seus modelos. Pode ser usada para peças funcionais, decorativas, etc. Sua desvantagem é o acabamento visual e sua resistência entre camadas. 

Tecnologia SLA - StereoLithography - A tecnologia de impressão de resina utiliza laser ou luz UV para cura de resina liquida, solidificando a mesma e transformando em peça final. Sua construção também é feita em camadas, porém, por serem camadas mais finas que um fio de cabelo, seu acabamento fica muito superior comparado a tecnologia anterior. Vem se popularizando ao longo dos anos o que vem deixando a tecnologia cada vez mais acessível e com mais opções de resina. Já encontramos para aplicações técnicas (polímeros de engenharia), dentais, entre outras. 

Tecnologia SLSSelective Laser Melting - É uma técnica de manufatura aditiva que utiliza um laser de alta potência para derreter seletivamente pó metálico, camada por camada, criando objetos tridimensionais. Podendo trabalhar com alumínio, inox, aço carbono, titânio, entre outros materiais. A tecnologia de impressão de metal ainda tem seus desafios de avanço tecnológico, porém aos poucos, essa tecnologia se mostra ainda mais versátil para peças complexas e de aplicação específica. 

Na Gate 3D, nós oferecemos peças impressas de todas as tecnologias listadas acima, então se você entende que alguma delas é útil para você ou se gostaria de aprofundar o conhecimento em alguma delas, fique a vontade para entrar em contato com a gente e podemos falar sobre e encontrar a melhor forma de trabalho. 

Fonte da pesquisa: https://www.openpr.com/news/4058917/brazil-3d-printing-market-size-share-growth-trends-report 

Voltar para o blog

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.