top of page

Campeã da Maratona de Boston usou tênis impresso em 3D

No último dia 15 de abril aconteceu a 128º edição da tradicional Maratona de Boston, nos Estados Unidos. O evento reúne corredores de elite e amadores de todo o mundo por ser uma das provas mais tradicionais da modalidade, além de ser uma das Majors do ano.


Todos os olhos se voltam aos atletas de elite para saber quem vai vencer e se teremos recordes mundiais quebrados durante a prova, mas além dos atletas, ganha cada vez mais espaço e atenção os tênis utilizados para correr as provas.

Muitas marcas utilizam estes grandes eventos para lançar novidades e validar soluções que foram testadas por meses ou anos em laboratórios.

A marca ON, criada por um corredor, convidou Hellen Obiri para utilizar seu tênis protótipo durante a prova - o modelo Cloudboom Strike LS.



Tênis impresso em 3D que vendeu a maratona de Boston
Tênis On Cloudboom Strike LS - vencedor da maratona de Boston

Hellen Obiri não só performou muito bem como foi a primeira mulher desde 2005 a liderar de ponta a ponta a prova, concluindo a mesma em 2 horas e 23 minutos.


Seu tênis, que contribuiu com o excelente resultado, possui cabedal impresso em 3D, o qual não necessita de nenhum cadarço ou amarração (inédito em um tênis da categoria). É feito de um filamento flexível, bem diferente da microfibra presente em muitos outros modelos de calçados de corrida, inclusive da própria marca. Este cabedal envolve o pé simulando uma meia, sendo ajustado no pé e mais maleável no tornozelo.



Vencedora da maratona de Boston
Campeã Hellen Obiri com o seu supertênis nos pés

Mas a impressão 3D e a tecnologia empregada nesse tênis não param por aí: Sua entressola também impressa em 3D infundida com hiperespuma Helion, derivada de Pebax, garantindo grande retorno de energia e impulsão durante a corrida.


Além disso, a marca ON imprime suas placas de carbono com formatos específicos para cada objetivo de performance, criando modelos únicos para cada atleta e prova, algo que só a impressão 3D é capaz de tornar viável, afinal, conforme a própria marca já diz, tão importante quanto o atleta, é as ferramentas que ele utiliza.



10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page