A Sazi é uma empresa que atua há 40 anos no mercado calçadista. Fabricante de soluções para o setor do calçado, conta também com a unidade Laser, que fabrica peças metálicas de acordo com o projeto do cliente e a Maltec, empresa fabricante de equipamentos para lavanderias industriais.
Uma empresa tradicional que se consolidou no mercado graças a sua excelência operacional e capacidade de surpreender o cliente. Saber a hora de se adaptar é fundamental para garantir a longevidade de qualquer negócio e foi isso que a Sazi fez. Ao identificar a manufatura aditiva como uma grande tendência analisou os possíveis usos da tecnologia no seu processo.
Os primeiros desenvolvimentos aconteceram em peças de máquinas com a validação de peças complexas as quais demorariam meses para serem fabricadas em processos tradicionais.
O GANHO: Mudando a forma de validação com o cliente, a empresa ganhou agilidade, confiança e negócios, uma vez que o tempo de desenvolvimento diminui consideravelmente, aumentando a possibilidade de absorver novos desenvolvimentos.
No vídeo acima, podemos ver batentes impressos em 3D, os quais substituíram peças injetadas - iniciou como uma peça protótipo e depois de validada, se tornou item de linha.
A oportunidade era muito mais ampla do que a atuação somente com as peças protótipo, logo a empresa começou a otimizar seus projetos internos, pensando em peças que somente podem ser feitas através da manufatura aditiva e são de uso final nos seus equipamentos. Hoje já são mais de 500 peças homologadas para uso e que fazem parte da linha de produtos correntes da empresa. Entre elas temos gabaritos, válvulas, suportes, aplicadores, etc.
O GANHO: Possibilidades. Com a impressão 3D, a empresa não se limita a processos produtivos ou longos prazos de entrega, sendo possível pensar em soluções as quais não seriam atendidas por outros métodos convencionais de produção.
Além disso, itens decorativos, presentes personalizados entre outros estão na gama de utilização do grupo empresarial relacionados a impressão 3D.
Na imagem acima, podemos ver que a manufatura aditiva se fez presente no momento de comemoração dos 40 anos da empresa, onde troféus personalizados foram criados e cada profissional com mais de 20 anos da empresa e membros da família foram presenteados com os mesmos.
Hoje, além do amplo trabalho com as peças impressas, a empresa que já é fabricante de equipamentos para o setor calçadista, se tornou também fabricante de impressoras 3D, a primeira da tecnologia SLA do Brasil.
Quando falamos que as possibilidades são infinitas, é disso que estamos falando. Dependendo do olhar, é possível transformar ameaças ao seu negócio em uma série de oportunidades. Essa é a história da Sazi, mas também pode ser a sua e da sua empresa. Se você estiver disposto a se adaptar e a entender os sinais do mercado, as possibilidades aparecem, lembrando sempre de ter foco no que gera valor para o cliente e seu negócio.
Comments