Tudo que você precisa saber sobre suas principais características e usos
Criamos um vídeo em nosso canal no Youtube (Segue lá, Gate 3D Oficial), onde, de maneira prática e dinâmica, explicamos as principais características dessa resina que pode tornar processos custosos e demorados, em processos práticos, rápidos e MUITO MAIS FLEXÍVEIS.
Destacamos aqui abaixo as principais características e mais algumas informações técnicas que podem te ajudar na hora da tomada de decisão sobre o suo dessa resina 3D na hora da sua impressão.
Características principais:
A resina 3d de alta temperatura é uma resina indicada para substituir moldes de injeção em aplicação de pequenos lotes ou limitada a temperatura máxima de resistência (180ºC).
Sua principal vantagem é ser uma alternativa barata e rápida aos moldes de injeção comparado ao processo tradicional.
Abaixo comparamos o processo da perspectiva da indústria calçadista: o projeto precisa ser feito, depois é feita a produção da matriz/molde, o que é custoso e leva um tempo considerável dentro do processo, para depois ser feita a produção de fato.
Os ganhos neste caso não se limitam ao tempo de desenvolvimento de diminui consideravelmente, mas o custo também é muito menor e pensando em questões ambientais, temos hoje uma quantidade de moldes que se tornam obsoletos mesmo antes do desenvolvimento do produto. Utilizando a manufatura aditiva, o processo se torna inclusive mais sustentável pela redução de resíduos no processo.
Vamos voltar agora para a Resina 3D de alta temperatura e suas características. Dentre seus diferenciais observáveis em comparação a outras resinas do mesmo tipo:
Apresenta resistência ao impacto, não quebrando com facilidade;
Tem excelente qualidade de detalhes, imprimindo peças com precisão de acordo com o projeto desenvolvido;
Sua impressão é ágil, levando poucas horas para impressão de peças grandes.
Dentre seus principais usos, podemos destacar:
Peças Automotivas: Componentes expostos ao calor, como suportes de motor e peças internas próximas a áreas de aquecimento.
Componentes Eletrônicos: Invólucros de dispositivos eletrônicos que operam em temperaturas elevadas.
Moldes para Injeção: Prototipagem rápida de moldes para pequenos lotes de peças plásticas, como já havíamos falado.
Acessórios de Cozinha: Peças como suportes de panela e moldes de silicone para utensílios de cozinha.
Peças Industriais: Protótipos para peças que serão usadas em ambientes de produção com variações de temperatura.
Esta resina foi amplamente testada em equipamentos de impressão com resina (DLP, LCD e SLA) e se mostrou altamente compatível, mas se ainda tem dúvida se vai funcionar no seu equipamento, nos chame que podemos te ajudar.
Ficou ainda alguma dúvida? Nos chame em nosso Whatsapp ou deixe sua dúvida aqui nos comentários que iremos te ajudar.
Comentários